Categorias

BCC

Há quinze categorias na BCC, com os ícones correspondentes mostrados abaixo.

Não é fácil tentar classificar as ocorrências da Bíblia, pois o que pode parecer trivial para uma pessoa, é importante para o outra. Ainda assim, existem algumas coisas em que todos podemos concordar. Ninguém duvida, por exemplo, que em [1 Samuel 15:2-3] e [Ezequiel 23:20], há um teor de crueldade e sexo, respectivamente. Já em [Levítico 19:18], encontramos coisas boas. Mas muitas outras passagens não são tão claras.

Algumas pessoas vão pensar que um certo versículo é importante e deve ser incluído, outros, que não é tão importante e deve ser deixado de fora. Embora eu gostaria de tornar o site mais abrangente possível, não posso incluir tudo. Então resolvi aplicar este teste para decidir o que incluir ou o que deixar de fora: Como um leitor objetivo visualiza a passagem? Como cruel, absurda, intolerante, boa, etc. Então esta será classificada como tal. Se não, ficará de fora.

Existe uma grande quantidade de sobreposição entre as categorias, muitas vezes uma passagem que está marcada como crueldade, também será marcada como injustiça e intolerancia. Em [1 Samuel 18:25-27], por exemplo, onde Davi compra sua primeira esposa com 200 prepúcios de filisteus. Essa passagem é marcada como absurdo, crueldade, injustiça, sexo, valores famíliares, e aparece também nas contradições.

Estas classificações são pessoais. Em algumas você pode concordar, em outras discordar. É assim mesmo que deve ser. Leia cada passagem e decida o que você pensa a respeito. Esse é o ponto primordial da Bíblia do Cético Comentada.

Absurdos Absurdos

As passagens marcadas como absurdas, ou me pareceram absurdas (ridículas ou irracionais) ou simplesmente engraçadas. Por exemplo, a história de Sansão e as 300 raposas em [Juízes 15:4] é um absurdo (e engraçado também), enquanto uma cidade inteira querendo expulsar Jesus em [Mateus 8:34], depois dele matar 2.000 porcos, é simplesmente engraçado.

Contradições Contradições

As contradições parecem ser as únicas coisas que os crentes estão preocupados. Eu nunca vi uma contradição que os crentes não pudessem resolver, pelo menos para sua própria satisfação. "Pode ter sido assim, pode ter sido assado... O que Deus quiz dizer é isto... mas não é isso o que significa... Foi um erro de grafia." Seja o que for, as contradições são, na minha opinião, o menor dos problemas da Bíblia. Eu os incluí apenas para um propósito: mostrar que a Bíblia não é livre de erros, assim como outros livros.

Injustiças Injustiças

Muitos crêem que na Bíblia está nosso senso de justiça e moral, mas não é assim. Ninguém acredita que seja certo punir crianças pelo que seus pais fizeram, ou que os pais devam matar seus filhos por desobedece-los , isto só para citar alguns exemplos. Na Bíblia do Cético, destaco alguns versos que nos fazem "estremecer", e também contentes por não vivermos em uma sociedade que tais princípios são leis.

Intolerância Intolerância

Se há um ponto indiscutível na Bíblia, é que Deus gosta de algumas pessoas mais do que outras. Nas escrituras hebraicas, os judeus são seus favoritos, e ele despreza todos os outros povos. E mesmo entre os judeus, estão excluídos homossexuais, bruxas, crianças desobedientes, aqueles que não respeitam o sábado, e pessoas com outras crenças religiosas. E é ainda pior no Novo Testamento. As pessoas com as crenças religiosas "erradas" não são apenas mortas, eles são torturados pela eternidade.

Coisas Boas Coisas Boas

Mas há alguma coisa boa na Bíblia? Por incrivel que pareça, sim, embora muito pouco para um livro tão grande. De fato, se as passagens ruins, chatas e inúteis fossem retiradas, a Bíblia não seria nada mais do que um panfleto.

Valores Familiares Valores Familiares

A direita religiosa gosta de falar sobre valores familiares contidos na Bíblia. Então, resolvi incluir esta categoria para mostrar exatamente o que esses valores implicam. Em quais situações você deveria apedrejar sua família? O que deveria ser feito com uma noiva não virgem na noite de núpcias? O que Jesus nos diz sobre odiar nossas famílias?

Ciência e História Ciência e História

Os "acomodatistas" religiosos afirmam que não há nenhum conflito entre ciência e religião. Embora isso possa ser verdade para algumas religiões (o budismo, talvez), não é verdade para aqueles que se baseiam na Bíblia, porque ela faz muitas afirmações sobre ciência e história que sabemos hoje, são falsas.

Falsas Profecias Falsas Profecias

Os autores do Novo Testamento procuraram nas escrituras hebraicas, passagens que poderiam reivindicar como profecias sobre Jesus. Quase todos fizeram, mas nenhuma passagem se encaixa perfeitamente, então tiveram duas opções: alterar as escrituras para caber a história de Jesus, ou alterar a história de Jesus para atender a escritura.

Linguagem Vulgar Linguagem Vulgar

De acordo com [Provérbios 30:5], "Toda palavra de Deus é pura". Se for assim, então não há muito na Bíblia que seja a palavra de Deus. Leia [2 Reis 18:27], [Ezequiel 23:20], ou [Malaquias 2:3], para alguns exemplos.

Coisas Chatas Coisas Chatas

Uma vez que este é um ano eleitoral (2014) e os candidatos com frequência invocam Deus em seus discursos, pensei em começar uma nova categoria: Política. Porém, como estas citações geralmente são frases prontas e chatas, resolvi unificar as duas categorias.

Sexo Sexo

Eu não quero deixar uma impressão errada aqui. Não tenho nada contra o sexo. Ele está incluído como uma categoria pelo motivo de que os crentes se queixam frequentemente da presença de sexo em livros, televisão, filmes e peças teatrais. Estas queixas, quando bem sucedidas, resultam em censura. Os cristãos devem compreender, no entanto, que, se qualquer livro fosse removido por causa do seu conteúdo sexual, então o bíblicos também deveriam ser.

Crueldade e Violência Crueldade

Se eu tivesse que escolher uma única razão para rejeitar a Bíblia, seria a sua crueldade. Não é a crueldade e a violência em si que me incomoda, mas o papel do deus bíblico em atos cruéis e violentos. A Bíblia contém centenas de atos cruéis de Deus, o suficiente para qualquer pessoa rejeitar a Bíblia e seu Deus vicioso. Há também muita violência inútil na Bíblia, mesmo quando Deus parece não estar diretamente envolvido. Se Deus estava tentando ensinar alguma coisa com estas histórias, eu prefiro não saber.

Mulheres Mulheres

A Bíblia diz muito sobre as mulheres, e quase tudo é insulto. Quando você deve cortar a mão de uma mulher? Quando uma mulher pode ensinar ou falar na igreja? O que você deve fazer com uma mulher que já não lhe agrada? Como descobrir se sua esposa é infiel? O que fazer com uma mulher menstruada? Como as mulheres são salvas? Está tudo lá, na Bíblia, em toda a sua glória.

Homossexualidade Homossexualidade

Considerando a imensa atenção que a homossexualidade recebe da direita religiosa, você pode achar que a Bíblia diz muito sobre os homossexuais. Porém isso não acontece. Há poucas referencias sobre isso. Ainda assim, na Bíblia, nos poucos versos que abordam o assunto, fica claro que a homossexualidade é uma abominação, e a punição para isso é a morte.

Interpretações Interpretações

Mark Twain disse: "Não são as partes da Bíblia que eu não compreendo que me incomodam, são as partes que eu entendo." E ele estava certo sobre isso. A maior parte da Bíblia é clara o suficiente para qualquer pessoa. No entanto, é surpreendente como em muitas passagens, o significado é interpretado de forma completamente diferente pelos vários grupos de religiosos.