1 Crônicas 12

  Share

BCC

1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29

1 - Estes são os que se juntaram a Davi em Ziclague, onde se escondia de Saul, filho de Quis. Eles estavam entre os combatentes que o ajudaram na guerra;

2 - utilizavam arco e flecha e a funda para atirar pedras tanto com a mão direita como com a esquerda; pertenciam à tribo de Benjamim e eram parentes de Saul:

3 - Aiezer, o chefe deles, e Joás, filhos de Semaá, de Gibeate; Jeziel e Pelete, filhos de Azmavete; Beraca, Jeú, de Anatote,

4 - e Ismaías, de Gibeom, um grande guerreiro do pelotão dos trinta, e chefe deles; Jeremias, Jaaziel, Joanã, Jozabade, de Gederate,

5 - Eluzai, Jeremote, Bealías, Semarias e Sefatias, de Harufe;

6 - os coreítas Elcana, Issias, Azareel, Joezer e Jasobeão;

7 - e Joela e Zebadias, filhos de Jeroão de Gedor.

8 - Da tribo de Gade alguns aliaram-se a Davi em sua fortaleza no deserto. Eram guerreiros corajosos, prontos para o combate, e sabiam lutar com escudo e com lança. Tinham a bravura de um leão, e eram ágeis como gazelas nos montes.

9 - Ézer era o primeiro; Obadias, o segundo; Eliabe, o terceiro;

10 - Mismana, o quarto; Jeremias, o quinto;

11 - Atai, o sexto; Eliel, o sétimo;

12 - Joanã, o oitavo; Elzabade, o nono;

13 - Jeremias, o décimo; e Macbanai era o décimo primeiro.

14 - Todos esses de Gade eram chefes de exército; o menor valia por cem, e o maior enfrentava mil.

15 - Foram eles que atravessaram o Jordão no primeiro mês do ano, quando o rio transborda em todas as suas margens, e puseram em fuga todos os que moravam nos vales, a leste e a oeste.

16 - Alguns outros benjamitas e certos homens de Judá também vieram a Davi em sua fortaleza.

17 - Davi saiu ao encontro deles e lhes disse: Se vocês vieram em paz, para me ajudarem, estou pronto para recebê-los. Mas, se querem trair-me e entregar-me aos meus inimigos quando minhas mãos não cometeram violência, que o Deus de nossos antepassados veja isso e julgue vocês.

18 - Então o Espírito veio sobre Amasai, chefe do pelotão dos trinta, e ele disse: Somos teus, ó Davi! Estamos contigo, ó filho de Jessé! Paz, paz seja contigo, e aos teus aliados, pois o teu Deus te ajudará. Davi os recebeu e os nomeou chefes de seus grupos de ataque.

19 - Alguns soldados de Manassés desertaram para Davi quando ele foi com os filisteus guerrear contra Saul. Mas eles não ajudaram os filisteus, porque os seus chefes os aconselharam e os mandaram embora, dizendo: Pagaremos com a vida, caso Davi deserte e passe para Saul, seu senhor.

20 - Estes foram os homens de Manassés que desertaram para Davi quando ele foi a Ziclague: Adna, Jozabade, Jediael, Micael, Jozabade, Eliú e Ziletai, chefes de batalhões de mil em Manassés.

21 - Eles ajudaram Davi contra grupos de ataque, pois todos eles eram guerreiros valentes, e eram líderes no exército dele.

22 - De fato, diariamente chegavam soldados para ajudar Davi, até que seu exército tornou-se tão grande como o exército de Deus.

23 - Este é o número dos soldados armados para a guerra que vieram a Davi em Hebrom para entregar a ele o reino de Saul, conforme o Senhor tinha dito:

24 - Da tribo de Judá, 6.800 armados para a guerra, com escudo e lança;

25 - Da tribo de Simeão, 7.100 guerreiros prontos para o combate;

26 - Da tribo de Levi, 4.600,

27 - inclusive Joiada, líder da família de Arão, com 3.700 homens,

28 - e Zadoque, um jovem e valente guerreiro, com 22 oficiais de sua família;

29 - Da tribo de Benjamim, parentes de Saul, 3.000, a maioria dos quais era até então fiel à família de Saul;

30 - Da tribo de Efraim, 20.800 soldados valentes, famosos em seus próprios clãs;

31 - Da metade da tribo de Manassés, 18.000, indicados por nome para fazerem Davi rei;

32 - Da tribo de Issacar, 200 chefes que sabiam como Israel devia agir em qualquer circunstância. Comandavam todos os seus parentes;

33 - Da tribo de Zebulom, 50.000 soldados experientes, preparados para guerrear com qualquer tipo de arma, totalmente decididos a ajudar Davi;

34 - Da tribo de Naftali, 1.000 líderes com 37.000 homens armados de escudos e lanças;

35 - Da tribo de Dã, 28. 600 prontos para o combate;

36 - Da tribo de Aser, 40.000 soldados experientes, preparados para o combate;

37 - e do leste do Jordão, das tribos de Rúben e de Gade, e da metade da tribo de Manassés, 120.000 completamente armados.

38 - Todos esses eram homens de combate que se apresentaram voluntariamente para servirem nas fileiras. Foram a Hebrom totalmente decididos a fazerem de Davi rei sobre todo o Israel. E todos os outros israelitas tinham esse mesmo propósito.

39 - Ficaram com Davi três dias, comendo e bebendo, pois as suas famílias haviam fornecido provisões para eles.

40 - Os habitantes das tribos vizinhas e também de lugares distantes como Issacar, Zebulom e Naftali, trouxeram-lhes muitas provisões em jumentos, camelos, mulas e bois: farinha, bolos de figo, bolos de uvas passas, vinho, azeite, bois e ovelhas, pois havia grande alegria em Israel.